terça-feira, 26 de novembro de 2013

O Natal nas Aldeias Históricas...

 
 
 




Aldeia do Piodão

E para quem procura um Natal diferente, fora de casa, mas igualmente mágico e acolhedor, nada melhor que aproveitar os programas que estão a ser organizados pelas e nas Aldeias Históricas de Portugal.

Lugares mágicos, onde ainda se preservam algumas das mais antigas tradições da quadra natalícia, entre as quais a fogueira de Natal, igualmente denominada de 'madeiro' e que tem origem nos cultos pagãos da celebração do solstício de inverno.

Manda o costume que os rapazes da aldeia recolham e coloquem a arder no centro da aldeia, normalmente na praça principal ou no adro da igreja, uma árvore de grande porte, na véspera de Natal, onde os habitantes e visitantes, depois da ceia em família ou da Missa do Galo, se reúnem para cantarem e conviverem. Este ponto de encontro é por vezes mantido até ao Dia de Reis, com o compromisso de não deixar nunca a fogueira perder o seu fulgor.

Mas para além desta tradição da fogueira de Natal (que marcará presença nas Aldeias de Sortelha, Idanha-a-Velha, Monsanto, Linhares, Belmonte e Marialva), estão igualmente agendadas e previstas outras actividades e experiências nestas Aldeias Históricas.

Na Aldeia de Castelo Rodrigo, por exemplo, promove-se o concurso intitulado 'Em cada Natal há um presépio' e que será marcado por uma exposição de diferentes tipos de presépios, onde as peças deverão representar as tradicionais figuras em materiais à escolha dos diferentes participantes. O município vai também montar um presépio de grandes dimensões no centro da aldeia.

Já na Aldeia de Sortelha, Sabugal, haverá, pela primeira vez, um presépio vivo.

Na Aldeia de Trancoso, Trancoso, nos dias 22 e 23 de dezembro, vai ser possível percorrer as ruelas da aldeia num comboio turístico que promete desvendar alguns recantos especiais. Haverá também um concerto de Natal, agendado para o dia 20 de dezembro, e um concerto de fim de ano, para o dia 29 de dezembro.

Por sua vez, nas Aldeias de Monsanto e Idanha-a-Velha promove-se o já aqui falado Festival Internacional 'Fora do Lugar', de músicas antigas de Idanha.

Por último (mas, pelo menos para mim, com mais encantos), conhecida até como 'Aldeia Presépio', é, sem dúvida, obrigatória uma paragem na Aldeia do Piódão, Arganil, onde poderão vislumbrar as tão bem preservadas casas de xisto, com janelas e portas pintadas de azul, que nos transportam para um ambiente de sonho e fantasia. Sabe, quem por ali já andou, do que falo... :-)

Fazem ainda parte da Rede de Aldeias Históricas, Almeida, Belmonte, Castelo-Novo, Castelo Mendo, Linhares e Marialva.

Um bom pretexto para conhecer o nosso Portugal e viver em família esta quadra natalícia!!!

Feliz Natal!!!

1 comentário: