quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Arquitectura e gastronomia...


E a Trienal de Arquitectura continua a dar cartas...

Até 14 de Dezembro, de seu nome 'The Planetary Sculpture Supper Club', o projecto é convidar os interessados a sentarem-se à mesa com o editor e jornalista Carlos Vaz Marques e outras figuras da cultura nacional, no Palácio Pombal, em Lisboa, para discutir temas da actualidade, ao mesmo tempo que se experimentam menus temáticos especialmente concebidos pelos especialistas gastronómicos do 'Center for Genomic Gastronomy'.

Os ingredientes e a respectiva preparação destes jantares são articulados com os temas em discussão: "Voltar a Ter Tempo", "Caviar para Todos" e "Receitas para o Desastre".

No tema "Voltar a Ter Tempo", a comida pretende ser o resultado dos mais ineficazes processos em termos de cultivo, transporte e distribuição, bem como dos modos de cozinhar, servir e consumir. A conversa abordará a rapidez e/ou lentidão com que se vive e se fazem as opções diárias, ditadas por um mundo em que impera o capitalismo global.

Já no tema "Caviar para Todos", o menu recorre a ingredientes e receitas provenientes de exploração intensiva e simula refeições decadentistas, colocando estes ingredientes à disposição de todos. A conversa girará em torno da sociedade de consumo, que tantas escolhas e desperdício tem feito, assim como do poder político e da busca do prazer em face da austeridade.

Finalmente, o tema "Receitas para o Desastre" baseia-se num menu que gira em redor das histórias do fim do mundo e últimas ceias, da ideia da morte e do renascimento do mundo.


Os jantares têm lugar às quintas, sextas e sábados, das 19h às 22h. Aos sábados, os jantares serão presididos por diversos "marqueses" nomeados por Carlos Vaz Marques e um arquitecto convidado. O preço de cada um destes jantares é de € 35.

Para consultarem os menus, aqui...http://www.besttables.com/restaurante/the-planetary-sculpture-supper-club#menu

Sem comentários:

Enviar um comentário