domingo, 16 de fevereiro de 2014

Entrudo chocalheiro em Podence...


Em Podence, Macedo de Cavaleiros, os caretos e os seus chocalhos ruidosos saem às ruas nos dias 1 e 4 de Março para cumprir a tradição e comemorar o Entrudo Chocalheiro com as suas máscaras demoníacas.

A festa começa no dia 1 de Março (sábado), às 21h30, com o tradicional desfile nocturno pelas ruas de Podence.


A 2 de Março (domingo gordo) há prova de BTT «Trilho dos Caretos» logo às 9h30, seguindo-se um passeio micológico. Pelas 10h00 é inaugurada a mostra de venda de produtos locais (patente nos quatro dias de folia) e pelas 11h00 está previsto um passeio de burros. Pela tarde (às 15h00) realiza-se a tradição dos caretos à solta pelas ruas de Podence e já ao final do dia decorrerá uma cerimónia que celebra o décimo aniversário da Casa do Careto, com a inauguração de uma exposição de pintura intitulada «Arte e Magia dos Caretos de Podence», da autoria de José Luís Canelha.


Na segunda (3 de Março) vão decorrer passeios a cavalo e um raid fotográfico, prevendo-se ainda, pelas 19h30, o início da «Noite Gastronómica - Feijoada no Pote», com várias iguarias transmontanas à prova. O resto da noite será depois dedicada ao Entrudo Chocalheiro com «O Pregão Casamenteiro», a «Noite da Máscara Mágica com desfile enigmático» e a tradicional Queimada pelas 22h30.

A 4 de Março (terça-feira de Carnaval) decorre a partir das 15h30 um dos grandes momentos do Entrudo Chocalheiro, com os Caretos à Solta pelas ruas de Podence, desfile de marafonas e animação de rua.

A Queima do Entrudo está marcada para as 18h00, pondo fim à festa.



A animação e a barulheira estão certamente garantidas...sendo que como é Carnaval, ninguém leva a mal!!! :-)


Sem comentários:

Enviar um comentário